sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

12 FATOS RUINS (e bons) SOBRE STAR WARS - ROGUE ONE (COM SPOILERS)


01 - Primeiro filme da franquia sem a abertura clássica com as letras indo pro infinito. (Obs: Caravana da Coragem 1 e 2, aqueles filme dos Ewoks tb não tinha. Mas se todo mundo ignora esses filmes, eu tb posso) 

02 - Confesso que senti falta, inclusive da música tema, que parece não existir no filme, apenas umas variações parecidas que vc fica o tempo todo pensando: “agora vai, só que não” (com exceção da Marcha Imperial, que está lá. Ou terei me enganado e é apenas uma variação dela tb?);


03 - O filme é um pouco lento, quase enfadonho.


04 - As atuações são ótimas, com exceção do Forest Whitaker, que fica cada vez pior sempre que abre a boca (e fica pior ainda quando vc lembra que assistiu a excelente atuação dele em A Chegada uma semana antes). 

4.5 - Cara, o que foi aquela morte completamente desnecessária do Forest Whitaker no filme? "Me deixem aqui pra explodir! Vão!"

05 - Não temos um vilão específico: os vilões são a Estrela da Morte, um Tarkin em CGI nada discreto (quer dizer, todo mundo sabe q é um CGI e que parece um replicante falando. Pq não contrataram um ator parecido? Maquiagem, gente!)

06 - Darth Vader e toda a sua grandiosidade, numa cena exagerada que é puro fanservice. Estou falando da cena magnânima e desnecessária da sombra dele se projetando gigante na parede e gelo seco pelo chão. Todo mundo sabe que no Episódio IV o Darth era só um segurança particular quase sem falas. Parece que o diretor sabia que só teria duas cenas com o Darth e precisava punhetar mesmo, pros fãs ficarem babando. A segunda cena dele é bacana, parece o Jason!

07 – Você gosta de humor estilo Marvel? Não? Bom, está lá! Não tanto quanto o que vimos no Episódio VII, mas se a proposta era fazer um “filme de guerra a la Segunda Guerra Mundial”, deveriam ter deixado o filme mais sério mesmo.

08 – O monge lá fica o tempo todo repetindo seu mantra, tanto e tão desesperadamente que irrita, como se o diretor quisesse criar nova frase de efeito para fãnboys ficarem repetindo em eventos.

09 – Sério? Era pra ser um filme de Guerra e quando, um dia, irão fazer os Storm Troopers botarem medo? Putz! Parece cena de trapalhões! Os caras são lesados ao extremo. Apenas 10 rebeldes na praia fazendo o DIABO contra uma fortaleza do Império. Esse Império é uma bosta mesmo.


10 – O filme não precisava ter existido: toda a informação da Estrela da Morte poderia ter sido enviada pelo “Hannibal lá” no pen drive junto ao piloto. “Ah! Mas não cabia pq tava dentro de um HD externo grande demais e bla bla bla”. Não! Nas últimas cenas vemos os soldados levando toda a informação contida naquele HD dentro de um pen drive do tamanho de um cartão de crédito.

11 – Filme altamente previsível: Vc viu episódio IV, né? Então vc sabe que muitos rebeldes morrem pra conseguir aquela informação e tudo. Quer dizer: todo mundo morre pq a permanência da vida desses personagens seria completamente anacrônico com a série. Então vc fica só esperando quando todos irão morrer... Até a cena final com a princesa Leia era óbvia: ela tinha de aparecer para receber as informações, como vimos no episódio IV.

12 – Episódio VII é melhor.


Mas o filme é bom, e pra provar, aqui vão alguns FATOS POSITIVOS

01 – O diretor Gareth Edwards não sofreu como um Zack Snyder que tenta emular uma cartilha proposta por um Nolan. Quer dizer, ele afastou-se do que JJ Abraham propôs e criou certa identidade para o filme. Por isso vc tem a sensação de que está assistindo algo um pouco diferente dos demais filmes de Star Wars.

02 – As cenas de luta são muito boas, principalmente com o monge (o que não era de se surpreender).

03 – Tem, provavelmente, as melhores sequencias de luta fora do espaço da franquia, quer dizer, do exército com os pés no chão, que acontece na praia.

04 – Tem, provavelmente, a melhor e mais aterrorizante cena de Darth Vader usando seus poderem já feita no cinema (apesar de curtinha)

05 – Os personagens principais evoluem no filme e conseguem nos surpreender um pouco com suas falas e discursos.

06 – O filme reforça a mensagem de luta da Rebelião contra as forças opressoras, o que é sempre bem-vindo.


07- Tem uma bela fotografia, que varia desde imagens paradisíacas de praias até cânions e grandes montanhas desertas.


08 – O filme cumpre um papel muito digno que é introduzir novos fãs à série. Nesse ponto, ele é mais feliz que Episódio VII, já que os novos espectadores podem correr logo em seguida para assistirem ao episódio IV, a continuação direta desse filme.


09 – O filme evita a tentativa de criar um casal romântico: amém!

10 – Temos um ótimo alívio cômico, que é o robô K-2SO, cheio de personalidade e carisma, que parece unir o melhor do C3PO com o BB8.

11 – A Rebelião não é tão boazinha, como vimos nos primeiros minutos do filme, que nem George Lucas poderia mudar, afinal, o capitão atirou primeiro.
12 - Rogue One é melhor que, pelo menos, os Episódios I, II e VI.

Nenhum comentário: