sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Por que queremos comemorar o Halloween e não o Dia dos Mortos?


Por Bernardo Aurélio

Sabe uma coisa que me incomoda? Não é somente o fato de estarmos criando uma tradição do Halloween no Brasil, não sou xenófobo a esse ponto, adoro a cultura norte-americana ou britânica, assim como também curto a arte oriental e tudo mais... O que me incomoda é muito simples: o Halloween é dia 31/10 e nós não tínhamos praticamente tradição nenhuma com essa data, mas a estamos cultivando quando poderíamos buscar reverenciar uma data muito mais próxima de nossa realidade: o dia de finados, que é dia 02 de novembro, bem pertinho desse dia das bruxas.

É claro que no Brasil há bruxas e todo esse folclore de vampiros e lobisomen, mas, inevitavelmente, quando uma menininha se fantasia de bruxa ela acaba vestindo roxo e um chapéu pontudo daqueles com o qual não vejo nenhuma identificação com nossa cultura. O que me incomoda é perceber que existe um certo esforço para que um dia crianças em todo o Brasil se fantasiem e vão de porta-em-porta pedir doces ou travessuras sem saber o real significado desse ato. Eu não sei o real significado desse ato! E nem me importo em saber... O que me incomoda é saber que já existe no Brasil uma cultura profundamente enraizada de visitar os mortos no dia 02 de novembro. Existe um ritual forte e tradicional que não foi inventado aqui no nosso país nas últimas décadas, mas é secular. Nosso dia de finados é fruto de uma cultura colonial e católita, por isso também a data é tão forte no México, que é um país muito mais próximo de nós do que os EUA.



Tenho certeza que no México, ali coladinho com a Américo do Norte, não se comemora o Halloween. Eles comemoram el dia de los Muertos! Que coisa legal! E eles comemoram mesmo! É uma grande festa e movimenta um mercado imenso, afinal: o culto aos mortos é também um culto a criaturas folclóricas e à identidade de seu povo. Se precisamos fazer uma festa para o terror no Brasil e vender aranhas de borracha e dentes de vampiro, vamos fazer isso do jeito brasileiro. Vamos festejar nosso tradicional dia dos finados! Cuidado! Pois as almas estão sempre nos observando...

Nenhum comentário: