segunda-feira, 15 de julho de 2013

Entrevista

Fabrynne Sousa: Quando e como surgiu o núcleo de quadrinhos?
Bernardo Aurélio: No início da década de 90, durante um Salão de Humor, houve uma oficina sobre criação de núcleos com Jal e Gualberto. A partir daí começaram a se reunir um grupo. O NQ como está hoje se desenvolveu dali. Membros daquele grupo compraram uma banca no centro. Por volta de 1999, outras pessoas que gostavam de quadrinhos começaram a frequentar a banca e fizeram a 1ª Feira HQ, que este ano chega a 13ª edição anual.

FS: Qual apoio das instituições (municipal e/ou estadual) vocês recebem?
BA: Já fomos aprovados em editais estaduais e municipais. No SIEC a Feira HQ já foi financiada, na Lei A Tito Filho conseguimos emplacar algumas publicações, nunca o evento em si. Também conseguimos com o Estado os espaços da Galeria do Club dos Diários e a Sala Torquato Neto, além de alguns impressos e outras peças publicitárias.

FS: Gostaria de saber sobre a Quinta Capa Livraria.
BA: A Quinta Capa surgiu de uma vontade de trabalhar com quadrinhos. A gente faz e vende nossos quadrinhos, mas não é suficiente para vivermos disso. Por isso juntamos uma grana para puder trabalharmos integralmente com quadrinhos, desenhando e vendendo. Como é uma empresa privada com fins lucrativos, não temos nenhum tipo de apoio de editais, trabalhamos por conta própria mesmo, e é muito difícil manter uma livraria, a margem de lucro é muito pequena.

A Quinta é também uma editora, mas é difícil também lançar títulos pq ainda não temos verba para manter uma linha editorial. Editamos Cabeça de Cuia (a partir de recursos que o autor conseguiu com a Lei A Tito Filho) e também o romance A Liga do Destino (também com recursos do autor). Estamos pensando em financiar uma publicação periódica a partir de parcerias com clientes da loja.


FS: As publicações de HQ's daqui.
BA: São poucas,posso citar praticamente todas as que já foram publicadas no PI: Humor Sangrento, Hipocampó, Zig Zag, Qua-qua-quadrinhos, revistas Feira HQ nº 1, 2 e 3, Foices e Facões e Cabeça de Cuia. Temos muitos fanzines impressos e on line, aí não dá pra citar todas.

FS: Quais os autores nacionalmente conhecidos e com premiações.
BA: Com premiações eu conheço poucos, mas muitos autores brasileiros fazem sucesso no exterior, como os irmãos Fábio MOon e Gabriel Bá, Rafael Albuquerque, Rafael Coutinho, Roger Cruz, Mike Deodato, Ivan Reis... São muitos.


FS: Falar sobre a Feira de HQ. (Incentivos, apoios, como surgiu, parcerias, etc)
BA: A Feira HQ está em sua 13ª edição, estamos com inscrições abertas (http://nucleodequadrinhospi.blogspot.com.br/2013/06/13-feira-hq-regulamento.html)
e são R$ 2.500,00 em premiações para 4 categorias competitivas. É um evento patrocinado pelo BNB e BNDES e tem o apoio do governo do estado e do SEBRAE.
Ainda estamos trabalhando na programação, mas posso garantir que teremos convidados legais e shows com bandas locais e de fora.

Nenhum comentário: