terça-feira, 3 de abril de 2018

Historicamente, viemos de uma costela



Como historiador, não me incomodo com essa fala da Claudinha...
O que é "historicamente" para vocês? Podem dar um monte de conceitos e pre-conceitos mas o fato é que "historicamente" não se resume à biologia ou evolução das espécies.
Quantos anos possui o Velho Testamento? Corrijam-me, por favor, mas acho que a versão mais antiga encontrada data do século II a.C. Então, Adão e Eva foi escrito há mais de 2200 anos, sem contar aqui há quanto tempo essas histórias foram contadas oralmente antes de serem transcritas.
"História" é uma narrativa construída e, por milênios, conta-se a Estória de Adão e Eva. Os conceitos de "história" são muito amplos e um deles pode afirmar que trata-se da busca pela verdade, entretanto, ela não é a verdade em si. O ponto onde quero chegar não é afirmar a veracidade da origem feminina a partir de uma costela, mas dizer que, na vida das pessoas, ao longo de milênios, se acreditou que isso pudesse ser verdade ou se entendeu esse mito como uma representação do mundo.
Como eu poderia fazer uma galhofa de uma frase que diz "historicamente, a mulher vem da costela de Adão"? Como isso poderia estar errado se uma narrativa milenar a sustenta? Não estou afirmando que é verdade, mas, sem sombras de dúvidas, isso é histórico!

Nenhum comentário: