sábado, 10 de outubro de 2009

LANÇAMENTO DA REVISTA FOICES & FACÕES EM SÃO PAULO

Os irmãos Caio Oliveira e Bernardo Aurélio (piripirienses ) estarão em São Paulo no dia 15 de outubro lançando seu livro “Foices e Facões – A Batalha do Jenipapo” na livraria especializada em quadrinhos HQ MIX (Praça Roosevelt, nº 142. Centro - São Paulo - SP). A banca é referência no que diz respeito a quadrinhos em São Paulo e seu homenageia o nome do principal prêmio do quadrinho nacional, criado a mais de vinte anos delo dono da banca, Gualberto Costa, que já esteve em Teresina várias vezes durante o Salão Internacional de Humor. Na primeira vez que esteve aqui, no início da década de 1990, Gualberto Costa ministrou uma oficina sobre a construção de um Núcleo de Quadrinhos, o que foi o ponto de partida para o atual Núcleo que realiza há mais de dez anos a “Feira HQ”, principal evento competitivo de histórias em quadrinhos no Estado, e instituição através da qual Bernardo Aurélio é o presidente e pôde realizar a produção do seu sobre a batalha do Jenipapo.



RELEASE

Foi sangrenta a reação das províncias do norte ao grito do Ipiranga e ao plano da coroa portuguesa de recolonizar parte do Brasil. Piauí, Ceará e Maranhão foram palco da última tentativa de Dom João VI de manter sua colônia, que levou os interesses brasileiros e portugueses ao campo de batalha.

Em 13 de março de 1823, Campo Maior, pequena vila piauiense, encenou o mais importante episódio que o Piauí pode contar na história da construção e unificação do Brasil independente. Uma história sobre liberdade e unidade nacional diante das ameaças que dividiam o país. Sobre o ódio que surge entre portugueses e brasileiros, colonizadores e colonizados.

Neste cenário, uma família de vaqueiros assiste a tudo e se vê no dever de participar da luta armada, engrossando o corpo de dois mil homens do campo, roceiros e escravos que tiveram de enfrentar o exército imperial lusitano. A história dos anônimos que lutaram pelo ideal separatista. Sobre o papel de cada homem diante de um cenário de guerra e sua responsabilidade com a própria família, dividido entre o dever de matar e de viver, simplesmente.

“Foices e Facões – A Batalha do Jenipapo” tem autoria de Bernardo Aurélio e Caio Oliveira e narra o famoso evento que destacou o Piauí durante o processo de independência do Brasil. É uma obra patrocinada Governo do Estado do Piauí e realizada pelo Núcleo de Quadrinhos do Piauí, associação que organiza a Feira HQ, que este ano chegou a sua 10ª edição, ocasião na qual o livro foi lançado. A primeira tiragem terá 80% dos livros doados gratuitamente em escolas, bibliotecas públicas e instituições culturais sem fins lucrativos.


Bernardo Aurélio, nascido a 27 de setembro de 1982, é presidente do Núcleo de Quadrinhos do Piauí, que realiza há mais de dez anos a ‘‘Feira HQ’’, maior evento de quadrinhos do Estado. É formado em Licenciatura Plena em História, pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI, com especialização em Artes Visuais pela Universidade Federal do Piauí - UFPI.

Caio Oliveira, natural de Piripiri-PI, nascido a 11 de junho de 1979, é formado pelo Curso de Quadrinhos da Quanta Academia de Artes - São Paulo, criador da tirinha ‘‘Os Tímidos’’, publicado no jornal Meio Norte e ficou entre os semi-finalistas no concurso internacional ‘‘Comic Book Idols’’


Foices e Facões – A Batalha do Jenipapo (200 páginas. 15,5 x 22 cm. R$ 30,00)

Interessado em comprar por correios? Deposite o valor na conta de CAIO THIAGO de Andrade Oliveira BB CONTA POUPANÇA 26.661-2 AG 3285-9, mande uma cópia do comprovante de depósito para bernardohq@hotmail.com junto com seu endereço e o livro chega à sua casa, sem custos adicionais...

Nenhum comentário: