sábado, 16 de agosto de 2014

Marvel vs DC no cinema


Se eu paro para pensar qual o filme mais antigo e significativo da DC para o cinema logo lembro de Superman, de 1978. Um grande e eterno clássico, com direito ao kryptoniano salvando até mesmo gatinho preso numa árvore. Uma rápida busca no wikipedia me diz que nos anos 40 e 50 houve outros filmes do Super e do Batman.



Depois disso, somente no final de 70 nós tivemos o Super e suas continuações posteriores. Monstro do Pântano, em 1982, que, por incrível que pareça, teve um herdeiro chamado o “Retorno do Mostro do Pântano” em 1989, mesmo ano do primeiro filme do Batman, de Tim Burton (também um grande clássico).



De lá pra cá a DC acumulou fracassos como Aço (Steel), Mulher-Gato, Lanterna Verde e Jonah Hex, além do duvidoso Superman Returns (há quem goste). Fugindo dos super heróis, podemos considerar Constantine, V de Vingança, Liga Extraordinária, Stardust, Os Perdedores e RED. Não podemos esquecer Watchmen.
Entre altos e baixos, a DC manteve-se presente nas telonas com grandes produções e, mesmo filmes sofríveis (como os Batman de Joel Schumacher) vendiam ingressos ou bonequinhos suficientes para incentivarem a produção do próximo.

Se eu paro para pensar no filme mais antigo e de sucesso significativo da Marvel, o primeiro que me vem à cabeça é X-Men. Aí eu faço à mesma coisa e vou ao Wikipedia: descubro que em 1944 teve um filme do Capitão América. Depois disso tiveram alguns filmes feitos para TV do Hulk, Dr. Estranho e Capitão, mas não estamos considerando eles, ok? Apenas aqueles que vão para o cinema! 

Capitão em 1944

Ou seja, há um grande penhasco desde o filme do Capitão de 1944 que é atravessado apenas em 1986, com Howard – the duck (aquele pato que aparece no fim de Guardiões da Galaxia e que todos nós vimos muito na sessão da tarde). 


Depois, nós tivemos um Justiceiro (1989), Capitão América (1990) e um Quarteto Fantástico (1994) escondido de tão ruim que era. Esses dois últimos filmes foram grandes fracassos, e as coisas na Marvel só começam a mudar com o sucesso de Blade (1998), que abriu os olhos da Fox: interessados por quadrinhos lançam o filme X-Men (2000), aplaudido pela crítica e sucesso de público. 




De 2000 pra cá aconteceu o que nós conhecemos melhor: mais filmes do Blade, Homem-Aranha e suas continuações, outros X-Men, dois filmes do Justiceiro, Wolverines, Motoqueiro Fantasma, Demolidor, Elektra e até um filme do Homem-Coisa (Man Thing, de 2005) que eu nem sabia que existia: deve ser ruim como os dois do Mostro do Pântano...



De maneira geral, entre altos e baixos, as adaptações de filmes baseados nos personagens da Marvel continuavam com um espectro parecido com os da DC. Filmes que queriam agradar mais aos produtores que aos fãs. Vejam, por exemplo, no filme do Wolverine, o que eles fizeram com o Deadpool! Pensem no Homem-Aranha 3! Ou no Quarteto Fantástico 2. Ou tentem entender porque fazer um filme do Aço quando a DC tem tantas opções que significam alguma coisa! Vejam ainda, um vídeo do Kevin Smith no youtube (aqui) explicando como sofreu para escrever um roteiro do Superman para Hollywood! 



As coisas só mudam, realmente, quando a Marvel é comprada pela Disney e sua subsidiária (Marvel Studios) começa a recuperar os direitos dos personagens que estão espalhados por aí e a fazer seus próprios filmes: O primeiro é Homem de Ferro (2008). O sucesso é estrondoso, todos amam Downey Jr. e sua interpretação de Tony Stark e todos gostam mais ainda de ver os pós-créditos, onde apareceu o Sr. Nick Fury, significando um possível filme dos Vingadores com aqueles atores...



A Marvel construiu seu universo no cinema. Isso é sem precedentes na história de Hollywood. Parece uma looonga história envolvendo todos os personagens nos filmes que vem em seguida: Capitão América, Hulk, mais Homem de Ferro, Vingadores, mais Capitão... E a Marvel sofre porque não pode usar seu Homem-Aranha, que está nas mãos da Sony (fazendo um reboot muito mediano) nem seus X-Men (Fox). Um universo coeso onde até mesmo personagens restolhos como os Guardiões da Galáxia tornam-se fenômeno mundial, interligado nas conexões Marvel.

Acho que aqui fica claro minha posição: a Marvel Studios pensa como editora e tem na Sony e na Fox concorrentes que só atrapalham seu sucesso ainda maior. E quando pensam como editora, unem seus fãs criando neles o hábito de comprarem filmes como partes de um longo seriado visto na telona, em torno de um universo coeso (Obs: no começo da história do cinema era comum filmes seriados nas telonas, o próprio Super do George Reeves teve vários na década de 50, mas eles não criavam um universo interligado).

A Marvel foi comprada pela Disney, nem por isso ela interfere diretamente nos filmes daquela empresa. A Disney sabe que é a Marvel quem entende de quadrinhos e a Marvel, autônoma, se junta com quem entende de cinema. A DC, filhote da Warner, não tem autonomia e não consegue fazer seus próprios filmes. Man of Steel é um sucesso duvidoso. Os Batman de Nolan, com exceção do Coringa de Heath Ledger, também é duvidoso e não faz parte do universo de Man of Steel. Enquanto Marvel engrena um sucesso atrás do outro, fazendo filmes sobre um roedor de metranca no espaço, a DC não consegue pensar seu universo coeso com seus grandes medalhões: Super, Bat e Mulher Maravilha.

HQ de Caio Oliveira. Confira mais aqui.


A Marvel é assim. Ano que vem a gente tem Vingadores 2, mas teremos também um grande sucesso (pode esperar) chamado: Homem-formiga, enquanto a Warner ficou um tempão decidindo quem interpretaria o Aquaman: Momoa ou The Rock?

Homem Formiga procurando a DC/Warner.

2 comentários:

Anônimo disse...

Agora o pessoal da DC tá doido, correndo atrás do prejuízo, querendo criar seu próprio universo no cinema. Tô achando meio difícil de convencer, viu?

Anônimo disse...

pra mim todos os filmes da marvel, tirando os vingadores e os dois primeiros homem de ferro foram medianos.