sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Sobre Bolsonaro e fascismo

Não adianta gritar que trata-se de fascismo.
Seus seguidores já estão armados de todos os dentes contra esses argumentos, e estão meio certos.
...Entretanto, temos sim influencias fascistas (com a relação do Estado e economia, entre o poder civil e militar, política e religião, com base num conceito autoritário e violento).
O que temos é um germe fascista que está crescendo em solo fértil dentro de um punhado significativo de gente podre (e que é a minoria dos eleitores do candidato) que vê nas idiotices que Bolsonaro diz, um boneco que quer ser Trump e que bate continência para a bandeira americana, o terreno onde pode crescer todo tipo de porcaria racista e xenofóbica.
Não é um nacionalista de verdade. É um entreguista bobo.
Bolso não tinha um partido forte, como o partido Nazista ou fascista italiano, mas agora TEM. Elegeu 50. O partido cresce.
Da mesma forma, ele "defende" o exército oficial e AINDA não tem um exército paramilitar... Mas isso é muito fácil de conseguir quando quase todos o idolatram como mito.
Ele não seria fascista, seria de um nacionalismo populista extremo troncho (nem isso ele sabe ser, porque quer vender Petrobrás e Amazônia), mas isso não diminui a truculência de tudo que já disse que o desqualificam de imediato para ser presidente.
Tá! Bolso não é o "melhor" fascista que existe. Ele não é bom em nada... Minto! Na verdade é apenas bom em ser um desqualificado populista que grita boçalidades e é incapaz de debater, mesmo com sua saúde em dias e com aval do médico, pois não seria estratégico.

Bernardo Aurélio.

Nenhum comentário: