quarta-feira, 4 de julho de 2012

Eu não sou...




Será que eu sou o único no mundo que me incomodo em ser chamado de nerd?
Um rápido exame de conceitos e uma veloz pesquisa no wikipédia me dizem que "nerd" é uma palavra que pode significar "pessoa que tenha dificuldades de integração social e seja atrapalhada, mas que nutre grande fascínio por conhecimento". 
Outros textos dizem que nerd  pode ter si originado da "gíria nurt, que designa pessoas loucas". 

Algumas pessoas podem bater no peito, com um certo preconceito, por achar "nerd" pejorativo e dizer que são "geeks". Mas, na origem, a palavra geek era sinônimo de "fool" (bobo).

Então, senhores, por mais que possa exister o "Nerd Power" hoje, pra mim, não passa da aceitação de um insulto. Pois o fato de eu gostar de quadrinhos não me faz um nerd, anti-social, depressivo, forever alone, ou inteligente, mesmo sendo bobo e lerdo. No meu conceito, o termo nerds foi utilizado pra definir integrantes de tribos urbanas desprovidas de esperteza, apesar de inteligentes. Isso é o que eu penso quando chamo alguém de "Nerd". 

Por isso, amigos, se eu tenho uma livraria especializada em quadrinhos, não me julguem como nerd. 

Obrigado.

Nenhum comentário: